domingo, 16 de fevereiro de 2014

Tikal, o amanhecer da natureza



Acho que Steven Spielberg esteve no topo do Templo IV em Tikal, ao amanhecer, quando teve inspiração para fazer o filme Jurassic Park. O barulho dos macacos que estão marcando território da floresta é incrível. Parecem dinossauros do Steven Spielberg. Sério. Você chega lá antes do sol nascer, e entre 6am e 6h30 os pássaros começam a piar. Um aqui, um ali... um aparece voando, e eles todos começam a piar juntos... um barulho alto. Aí os macacos acordam. Um faz: aaaaahhhrrr a sua direita (o som é altíssimo e parece com o barulho dos dinossauros, mesmo) e outro a esquerda, respode aaaahhhhrrrrr mais alto e mais longo. Começa uma briga de barulhos incríveis, de arrepiar, cada macaco tentando marcar seu território com um grito. É incrível. Imperdível. Coisa mais linda e selvagem do mundo! Aaaaaahhhhhrrrr pra você também!



O passeio tem inicio na madrugada, o guia leva todos para o alto do Templo IV quando ainda está escuro. Lá todos ficam sentados, quietos, apreciando o Despertar da Natureza.


Mark territory. Trip Happens!


Tikal, as ruínas: fomos a várias ruínas antes dessa. Todas elas são parecidas porém únicas. Essa ruína é cercada de floresta (rainforest) por todos os lados. Então os historiadores limpam e tentam manter o monumento à vista, mas as plantas insistem em crescer em cima das ruínas, de cada templo. Dizem que toda semana eles tiram as plantas de cima de alguns. Mesmo assim, a grande maioria do parque ainda está debaixo da floresta. Dizem que o que se ve não chega a 10% do que há debaixo daquela terra; descoberta de um satélite da Nasa, que viu que há “um mundo” Maia debaixo daquela floresta. Pelo menos 16.000 casas ou templos construídos ali naquela região.


**** Atualizacão****

O texto acima foi escrito em meados de Fevereiro. Agora, no final de Março conhecemos uma amiga que também fez o mesmo tour em Tikal. Ela falou do Steven Spielberg, confirmando que o guia dela contou que essa espécie de macaco emite o barulho mais alto que um animal é capaz (exceto o rei das selvas, leão) e que SIM, a equipe do filme Jurassic Park gravou esse ruído e usou como voz dos dinossauros no filme. Curioso!

Trip Happens

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Day 32: Fronteira entre Belize e Guatemala (Border scam)



We wrote this to alert people who will cross the border from Belize to Guatemala. When we did, we looked up the internet and didn’t find something similar… so we are just trying to help other travelers. It’s not about the price. Usually the over charged tax is so cheap (around US$3 or 5) that everyone pays, even knowing it’s wrong; to avoid having a ‘hard time’.

 Há taxa para sair de Belize e não há taxa para entrar em Guatemala. Aí começa o esquema. (ATTENTION: SCAM ALERT, COPY THIS TEXT TO TRANSLATOR APP AND DON’T GET IN THEIR SCAM)

 Desde quando você compra a passagem de ônibus, a atendente do caixa avisa que você terá que pagar uma taxa ‘extra’. Respondemos que não seria correto, porque se paga para sair do país, mas não para entrar. Ela concordou que era um esquema e não uma taxa governamental, mas que seria melhor pagar ou teríamos um “hard time” na fronteira. Com isso em mente entramos no ônibus.

 Com o ônibus cheio de turistas, o motorista e mais um funcionário dizem: “vamos parar numa ATM (caixa automático). Todos devem que ter dinheiro de Belize para pagar a taxa de Belize e depois troquem o resto na fronteira por Quetzales (Guatemala currency) para pagar a entrada em Guatemala.”

Você desce do ônibus, sem suas malas e sai de Belize pagando a taxa. Você está na Zona Livre, entre um país e outro. Terra de ninguém. Então um monte de homens cheios de Quetzales nas mãos vem te oferecer câmbio. Todos negociam bastante antes de trocar. Quem não negocia pega uma taxa de conversão bastante desfavorável. E você pensa: está na hora de eles cobrarem a taxa indevida... como será que eles vão pedir?

Na parte Guatemalense da fronteira, você recebe o carimbo e entrada no país e lá está uma placa enorme em Espanhol que diz que “esse país não cobra entrada e não há nenhum tipo de taxa, toda e qualquer taxa cobrada é indevida.” Ou seja, eles já estão tentando proteger o turista, mas nada está escrito in English, então a maioria dos turistas não entende aquela placa. Eu que entendo, li e tirei foto, para ter mais uma prova de que não deveria pagar. Acho que eles viram que tirei a foto... medo.

O que fizemos? Começamos a nos preparar para não pagar a taxa bem antes disso. Ainda dentro do ônibus conversamos com todos os outros turistas. Todos. Contando que eles não deveriam pagar a taxa, explicando a verdade. Alguns resolveram reler o seu Lonely Planet, uma das turistas sabia, e ia tentar pelo menos ela, não pagar a taxa. Os outros todos iam pagar normalmente, mas quando souberam toparam entrar no ‘nosso’ esquema.

Quando chegamos em Guatemala, ninguém do ônibus pediu o dinheiro. Nem o motorista, nem o cobrador. Achamos que eles perceberam que estávamos nos preparando para não pagar, então eles simplesmente não pediram. Nos eramos por volta de 30 turistas bravos, prontos para briga. Eles, os locais corruptos, recuaram. 

Keep Going. Trip Happens.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Top 10 Mexico



Como é dificil selecionar apenas 10 atividades entre tudo o que vimos e fizemos no México. Mas conseguimos, juntos discutimos e concordamos  com essa ordem. Infelizmente tivemos que tirar da lista lugares incríveis como Chapultepec e seu Castelo na Cidade do México e também a linda ilha de Cozumel, alguns outros Cenotes incríveis entre outras atividades e atrações fantásticas nesse país.


Lógico que a nossa preferência por natureza prevalesce nessa lista, caso contrário teríamos pelo menos um dos vários museus que visitamos e lindas cidades como top 10. Apenas 2 não são naturais... mas quando se fala de México é mandatório incluir as melhores ruínas no roteiro.


Depois de ter a lista pronta, percebemos que esse pode facilmente ser um roteiro de uma viagem de férias (7 dos top 10 estão muito próximos uns dos outros). Um roteiro quase perfeito para quem tem duas semanas e gosta das águas claras Caribenhas.



1) Snorkel at Akumal beach

2) Just go to Isla Marietas (Hidden Beach or Playa del Amor)

3) Free Fish Spa at Cenote Dos Ojos

4) Go up there, in Teotihuacan

5) Los Arcos in Puerto Vallarta

6) Hike from Boca to Animas beach

7) Punta Nizuc to snorkel, hard to believe it’s Cancun

8) Ride a bike at Isla Mujeres to snorkel at Garrafon

9) Tulum archeological site to take pictures 
10) Ojo de Agua in Puerto Morelos (springs inside of the ocean)




Vamos tentar fazer um mini post para cada uma das top 10 atividades, descrevendo como chegar, o que fazer e mostrando mais fotos.


Believe it, Trip Happens!